top of page

Vandas híbridas

        As orquídeas do gênero Vanda são originárias do Sudeste Asiático (Birmânia, Tailândia,Índia e Bornéu) e, portanto, apreciam muito o clima quente e úmido. Esse talvez seja o principal fator que contribuiu para o sucesso do cultivo das orquídeas Vanda no litoral portiguar pelo Orquidário Eds Mattos. 

            Apreciam temperaturas que variam entre 18ºC e 35 ºC. Se a temperatura baixar de 18ºC a planta sofre um retardamento e pára de crescer, e as suas floradas serão fracas e menos viçosas.

           Quando a temperatura ultrapassa a barreira dos 30ºC faze-se necessário aumentar a umidade do local de cultivo, porém o cuidado deve ser redobrado quanto ao aparecimento de fungos.

          As flores são produzidas com melhor forma técnica e com um viço surpreendente quando estas plantas encontram um ambiente na qual se adaptam. As orquídeas Vanda tem sua cultura um tanto complicada em condições de frio ou de falta de água. É uma orquídea considerada de grau de cultivo médio e difícil pela necessidade diária de observação por parte do cultivador quanto às suas necessidades de adubação e cultivo.

     Quem reside em apartamento não tem condições de cultivar Vanda, pois a planta necessita de um período de insolação muito grande para crescer e se desenvolver. Do mesmo modo, em viveiros onde há deficiência de luz ou onde há sombreamentos durante algumas horas do dia, representam um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.

              A adubação deve ser equilibrada com uma formulação base NPK 20-20-20. 

         No Orquidário Eds Mattos, são feitas regas diárias, sempre realizadas nas horas de sol menos intenso, ou seja, as 5h da manhã e às 16h da tarde.  Sem água e adubação, a planta desidrata-se e não produz flores.

           As orquídeas Vanda do Orquidário Eds Mattos são cultivadas penduradas com as raízes nuas sem substrato. Não se deve usar substrato no cultivo de orquídea Vanda, pois o excedente de umidade que a planta não necessita não pode ficar acumulado nas suas frágeis estruturas radiculares que facilmente apodrecem ou são atacadas por fungos de controle difícil que geralmente trazem junto consigo infecções bacterianas.

            Uma vez atacada, a planta simplesmente seca a começar pelas raízes e perde todas as suas folhas num processo que só finda quando a planta morre.

 

 

Galeria de fotos

bottom of page