A definição dos JARDINS SUSPENSOS

      As 17.000 orquídeas dos JARDINS SUSPENSOS estão suspensas ao longo de toda estrutura de madeira por finos de arame recapado de PVC para dar mais longevidade à sustentação das estacas de madeira onde as plantas estão afixadas. Este sistema permite a circulação do ar por entre as plantas o que dificulta o aparecimento de pragas relacionadas a fungos e bactérias. Além disso, melhora a secagem das estacas de madeira em dias de chuva intensa. Como as plantas não necessitam de replantes constantemente, a manutenção da produção fica com um custo reduzido pois evita a contratação de funcionários.

      O comprimento total as alamedas para a visitação dos JARDINS SUSPENSOS é de 250m. Em todo o orquidário existem placas de sinalização indicando as saídas e o caminho a ser percorrido ao longo de toda a estrutura. Além da flora e da fauna doorquidário, existem algumas fontes de água dentro da estrutura para embelezamentoda área e também para serem utilizadas com espaço de cenário para ensaios fotográficos. Sempre que os JARDINS SUSPENSOS recebem visitas é possível realizar toda a visita ao som de músicas que inspiram ao relaxamento e à introspecção.

        Os JARDINS SUSPENSOS do ORQUIDÁRIO EDS MATTOS é nome dado a uma estrutura de madeira rústica suportada por 64 pilares de concreto armado, cujo objetivo é simular o aspecto de uma imensa copa de árvore onde as orquídeas são cultivadas para a extração das flores para decoração de eventos e buquês de noiva. Este sistema de cultivo de orquídeas foi criado em função de um estudo comportamental de mais de 13 anos da Cattleya granulosa nas matas do litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte. As facilidades do cultivo de orquídeas nos JARDINS SUSPENSOS se dão basicamente pelas condições ambientais de umidade constante acima de 70% e do número de horas de insolação diária a que o viveiro é submetido ao longo do ano. No litoral do Rio Grande do Norte, o número de dias chuvosos ou nublados é muito reduzido com predominância de dias ensolarados. Essas características ambientais fazem com que alguns gêneros de orquídeas tenham o seu ritmo de floração acelerado em relação à outros locais do Brasil. É possível retirar mais de 4 florações ao ano de plantas do gênero Vanda e afins, e mais de 3 em plantas do gênero Cattleya e afins. Normalmente, a média de colheita de flores por ano chega a duas.

      O projeto dos JARDINS SUSPENSOS foi concebido de maneira a facilitar a visitaao orquidário e ampliar a visualização das florações das orquídeas como ocorrem naturalmente sem interferência humana. Dessa forma, foram projetadas seis alamedas ao longo da área do orquidário, nas quais foram designados um sentido único para percorrer todas as áreas do orquidário.

     As alamedas dos JARDINS SUSPENSOS são uma atração a parte, milhares de orquídeas estão posicionadas de modo a formar um visual único e encantador. Todos os visitantes das instalações dos JARDINS SUSPENSOS ficam encantados com a o enraizamento que parte das estacas de madeiras e cai em direção ao chão fazendo uma cortina, além disso, uma coleção de BROMÉLIAS variadas ajuda a compor a atmosfera mágica do local. Cada ponto dos JARDINS SUSPENSOS merece ser contemplado com carinho e amor à natureza. Além da flora exuberante, os JARDINS SUSPENSOS atraem muitos colibris e pássaros de pequeno porte que podem ser observados nos ninhos posicionados ao longo de todo orquidário.

As instalações dos JARDINS SUSPENSOS compreendem toda estrutura para atender turistas e visitantes, para isso conta com: área de recepção ampla com exposição permanente de fotografias da Cattleya granulosa, banheiros femininos e masculinos com acessibilidade garantida à deficientes e área de vivência com água disponível aos visitantes.